Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

GRES Acadêmicos do Salgueiro - Bahia de Todos os Deuses - 1969



Só poderia começar este Blog sobre os Sambas Nota 10 com um samba da minha escola do Coração.
Este é um dos melhores Sambas do Salgueiro. Eu nem era nascido e com ele a Escola sagrava-se Campeã do Carnaval de 1969. O enredo era sobre a Bahia, lugar que adoro e que já visitei, estive em Salvador e Porto Seguro, dizem que o samba nasceu lá. Será?
Foi a primeira vez que um samba falando sobre a Bahia levava o título.
Elza Soares foi a Intérprete no desfile junto com Noel Rosa de Oliveira, no site do Salgueiro tem o samba cantado por eles. http://www.salgueiro.com.br/S2008/CA.asp?1969
Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues foram os Carnavalescos autores do enredo.
Em 2006 a Tradição reeditou o enredo ficando em Quarto lugar no Grupo A.

Enredo: Bahia de Todos os Deuses
Ano: 1969
Autores: Bala e Manuel Rosa. 

Letra:
Bahia, os meus olhos estão brilhando,
Meu coração palpitando
De tanta felicidade.
És a rainha da beleza universal,
Minha querida Bahia,
Muito antes do Império
Foste a primeira capital.

Preto Velho Benedito já dizia
Felicidade também mora na Bahia,
Tua história, tua glória
Teu nome é tradição,
Bahia do velho mercado
Subida da Conceição.
És tão rica em minerais,
Tens cacau, tens carnaúba,
Famoso jacarandá,
Terra abençoada pelos deuses,
E o petróleo a jorrar

Nega baiana,
Tabuleiro de quindim,
Todo dia ela está
Na igreja do Bonfim, oi
Na ladeira tem, tem capoeira,

Zum, zum, zum,
Zum, zum, zum,
Capoeira mata um !

Abaixo você ouve o samba na voz de Quinho, Intérprete do Salgueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário