Páginas

sábado, 10 de novembro de 2012

GRES União da Ilha do Governador - Bom, bonito e barato - 1980


Caramba!
Segura a Marimba
Belo samba que falava dos carnavais da própria escola. conseguiu sua melhor colocação em desfiles, sendo Vice-Campeã.

Personagem - Aroldo Melodia





Aroldo Fiorde, mais conhecido com Aroldo Melodia, nasceu no Bairro do Cacuia (onde fica a quadra da união da Ilha) no Rio de Janeiro em 19/04/1930, falecendo em 02/07/2008.
Foi pioneiro ao instituir os hoje obrigatórios gritos de empolgação.
Entre tantos gritos, ficou na memória os “segura a marimba”; “há-hay” e "Canta minha Ilha".
Compositor e Intérprete, teve destaque maior com sua Escola de coração, a União da Ilha do Governador. o Início de carreira foi em Blocos da Ilha do Governador, como a Hoje Escola Boi da Ilha e nos Guerreiros da Ilha.
Ele fundou um bloco junto com Ademar e Nelson Pequenininho, no Morro do Booggie-Woogie, que fica atrás da quadra da União, o nome era Bloco Paraíso Imperial, que desfilava no Cacuia junto com o Bloco Império da Ligação e o Boi da Freguesia.

Em 1958 chega a União da Ilha do Governador

Como Intérprete de samba, esteve:

1970 a 1983 – União da Ilha do Governador
1981 a 1983 – Camisolão (Niterói) 
1983, 1985 e 1993 - Sem Compromisso (Manaus, na gravação do LP)
1984 – Mocidade Independente de Padre Miguel 
1985 (Grupo Especial) e 1986 (Grupo Acesso) – Acadêmicos de Santa Cruz 
1986 e 1987 – União da Ilha do Governador 
1989 (Grupo Especial) e 1990 (Acesso) – Unidos da Ponte 
1990 – Caprichosos de Pilares 
1991 e 1992 – União da Ilha 
1995 e 1996 – União da Ilha

Compôs sambas de enredo como “Lendas e festas das Yabás” (1974, com Leôncio da Silva), “O que será?” (1979, com Didi), todos da União da Ilha.
Compôs, junto com Leôncio da Silva, um dos melhores sambas de quadra “Azul, vermelho e branco”, uma linda homenagem para a União da Ilha.

Em 1986 recebeu o Estandarte de Ouro de melhor Intérprete.
Em 2003 foi Enredo na Escola Lins Imperial, o Título era "Segura Marimba, Aroldo Melodia Vem Aí!".
Aroldo é Pai de outro grande Intérprete de sambas cariocas, Ito Melodia, que herdou o apelido do Pai.

Intérprete na Avenida: Aroldo Melodia
Carnavalesco: Adalberto Sampaio
Colocação: 2º Lugar

Enredo: Bom, bonito e barato
Ano: 1980
Autores: Robertinho Devagar, Jorge Ferreira e Edinho Capeta


Letra:

Colori
Com toda minha simpatia
Um visual de alegria
Cante comigo essa canção de amor
Sou a comunicação
Não tenho luxo e nem riqueza
Há simplicidade e beleza
Na festa do seu coração
Muito bom
O meu bonito é barato
Da simpatia, o retrato
Do povo no carnaval

Obrigado madrinha Portela
Que me ajudou a caminhar
(Caminhei)
E onde andei
Pelos caminhos meu nome deixei
Nos confins de Vila Monte
Eu decantei
Com um sorriso de esperança
A Praça Onze delirei
Domingo, na sutileza do amanhecer
Meu colorido encantou você
O Amanhã,
O que será?, O que será?
E outra vez na passarela
Colorida e tão singela
O sangue novo faz toda gente vibrar

Sou eu, sou eu
Trazendo felicidade
Sou eu


Abaixo o samba na voz de Ito Melodia e Aroldo Melodia (ao vivo na quadra da União da Ilha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário